best free site maker


STUTZ MODEL M

Durante três décadas, o Stutz Model M serviu ao governo do Estado, sendo utilizado em viagens dos governadores pelo estado. Autoridades gaúchas e visitantes famosos, presidentes da República, heróis de guerra e belíssimas misses desfilaram no Stutz.

WebDimensions
O STUTZ MODEL M

O segundo carro que faz parte do acervo do Palácio Piratini é um Stutz Model M ou Stutz Limousine, com capacidade para sete pessoas. Foi fabricado nos Estados Unidos, entre 1928 e 1929, e foi adquirido pelo interventor Flores da Cunha, em 1931, de seu primeiro proprietário, residente no Rio de Janeiro.

Durante três décadas, o Stutz Model M serviu ao governo do Estado, sendo utilizado em viagens dos governadores pelo estado. Autoridades gaúchas e visitantes famosos, presidentes da República, heróis de guerra e belíssimas misses desfilaram no Stutz. Durante a Campanha da Legalidade, ele foi importante para a condução e cortejo do ex-Presidente da República João Goulart. Hoje, além de estar exposto ao público dentro das dependências do Palácio, o veículo sai anualmente para o desfile Farroupilha que ocorre no mês de setembro em Porto Alegre.

O engenheiro Harry C. Stutz projetou e construiu seu primeiro carro em 1897. Em 1910, fundava a Stutz Auto Parts Company e, no ano seguinte, nascia a Ideal Motor Company Car, a qual construía automóveis. Harry Stutz realizou projetos para corridas de automóveis e em 1913, as duas empresas se fundem resultando na Stutz Motor Company Car. A empresa foi vendida em 1919, quando a marca Stutz iniciou uma transformação institucional, na qual os pilares de qualidade eram luxo, versatilidade e segurança.

"O Modelo M, com 115 cavalos de força e oito cilindros em linha, é um dos maiores destaques desta reviravolta da empresa. Para acoplar o cofre do motor de oito cilindros, um grande capô foi à alternativa. A cor do automóvel é preta, possui quatro portas, câmbio, volante, três pedais, conversível com capota preta, capacidade para até sete passageiros, dois estepes laterais e dois faróis grandes e arredondados junto aos para-lamas. Possui para-brisa móvel, bagageiro traseiro, estofamento em couro preto. No painel do veículo, além do velocímetro e pressão do óleo, um grande atrativo do Model M está em um pequeno botão, pois ao girar a chave na ignição, você o pressiona e dá a partida no automóvel. Hoje, este sistema simplificou-se: conhecido como Start&Stop, basta o aperto do botão para ligar ou desligar o automóvel. Da mesma forma que o Model T, os veículos do começo do século XX foram pioneiros tecnológicos e objetos complexos em sua estrutura composta de ferro, madeira e borracha."

"Segundo os documentos do Palácio, o Stutz Car foi desenhado e projetado por dois irmãos alemães: Frederick e August Duesenberg. O último veículo vendido pela empresa foi fabricado em 1934/35. A Stutz Motor Company Car contabiliza trinta e cinco mil veículos produzidos durante os vinte e cinco anos da companhia."

Fonte: PACHECO, LUAN DA ROSA. O PATRIMÔNIO SOBRE RODAS E SEU SIGNIFICADO CULTURAL: O acervo automotivo do Palácio Piratini, Porto Alegre, RS. TCC de Museologia – UFRGS.



Fonte: Facebook PALÁCIO PIRATINI

27º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos

15 a 18 de novembro de 2018, das 10:00 às 22:00 e no domingo das 10:00 às 20:00

Estacionamento do Shopping Bourbon Wallig - Porto Alegre, RS

LOCALIZAÇÃO | PROGRAMAÇÃO | INSCRIÇÕES | MONTAGEM | EDIÇÕES ANTERIORES

ENTRADA FRANCA - ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS NA ÁREA INTERNA

Patrocínio, realização e apoio:

Apoio:

SHOPPING BOURBON WALLIG

Com um fluxo em torno de 1 milhão de pessoas ao mês, o Bourbon Shopping Wallig, além de comportar grandes eventos como o 27° Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos, possui uma estrutura com mais de 1.000 lugares na praça de alimentação, quase 3.000 vagas de estacionamento e mais de 200 lojas, oferece aos clientes um mix completo de compras, lazer e cultura. Dentre as opções de moda se encontram marcas nacionais e internacionais, somadas às quatro maiores lojas de departamento do Brasil: Renner, Riachuelo, C&A e Marisa. Conta com a primeira Cameron MegaStore, uma ampla livraria com espaço Kids, Games e um aconchegante café.

Na área de cultura e entretenimento o shopping abriga a primeira sala IMAX do Rio Grande do Sul. A praça de alimentação ocupa um espaço com luz natural e vista panorâmica da região.

O shopping também é pet friendly. Cães de pequeno e médio porte podem circular nos corredores presos a guias. Já pets como gatos, coelhos, aves e outros animais domésticos são bem-vindos dentro de suas caixas ou bolsas de transporte.